A compra de mercadorias no exterior é uma ótima oportunidade para as empresas reduzirem custos e diversificarem seu mix de produtos. Mas esse é um processo que precisa ser muito bem pensado para que o empresário não caia em armadilhas. Aqui no blog da Ativo já falamos algumas vezes sobre os riscos e a complexidade de uma negociação como esta. Neste artigo, vamos listar os principais erros na importação e mostrar como evitar problemas com o Fisco.

Erros na importação: quais são os problemas mais comuns e como evitá-los    

Falta de Planejamento

Pode parecer chover no molhado falar sobre a importância do planejamento, mas o fato é que esse ainda é um dos erros mais comuns nos processos de importação. Antes de dar andamento a qualquer negociação, é necessário ficar muito atento às datas. É importante verificar, por exemplo, o calendário de feriados do país de onde virá a mercadoria, uma atitude simples, mas essencial para evitar atrasos na entrega.

Desconhecimento das Normas Aduaneiras

A legislação aduaneira é responsável pelo controle e fiscalização de todas as mercadorias que entram e saem do país. Como todo processo burocrático, ela é composta por uma série de normas, que podem sofrer alterações ao longo dos anos. Por isso, é essencial que o empresário esteja ciente de todas as obrigações ao acessar o mercado internacional. O conhecimento não apenas evita multas como ajuda também a obter vantagens como redução de impostos e taxas.   

Mercadoria sem Classificação Fiscal

Todo produto, antes de seguir para o seu destino final, precisa ser enquadrado no NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul). A Classificação Fiscal de Mercadorias é um conjunto de informações tributárias, administrativas e estatísticas que identificam um artigo. Ela permite saber quais as obrigações a empresa precisa cumprir e serve de base para o cálculo dos custos dos produtos importados.  

Falta de Licença de Importação

A Licença de Importação é um dos documentos mais importantes de um processo de compra de artigos no exterior e deve ser obtido muitas vezes previamente ao embarque da mercadoria, sob pena de multa. A licença é processada eletronicamente através do Sistema Integrado de Comércio Exterior – SISCOMEX. Ela é a autorização do órgão que responde pelo controle daquele produto ou operação.

Falta de Fatura original assinada pelo exportador

Nunca esqueça que todos os documentos devem ser originais e ter a assinatura também do exportador.

Mercadoria em pallet de madeira sem fumigação

Transportar produtos em caixas de madeira requer um cuidado especial, pois esse tipo de embalagem pode apresentar vestígios de pragas. Por isso, é obrigatório o comprovante de fumigação ou certificado fitossanitário. Caso contrário, a carga deve voltar para o local de origem, o que pode causar grandes prejuízos ao importador.

Não contar com um parceiro de qualidade

Como vimos, existem muitas peculiaridades em um processo de importação e, por esse motivo, contar com a parceria de uma empresa especializada em comércio exterior faz toda a diferença. A Ativo é uma das empresas catarinenses com maior presença no comércio exterior e grande volume de cargas liberadas. Com quase duas décadas de atuação, presta aos seus clientes as melhores soluções para o desembaraço.